• O Estado da União está a ser debatido, esta quarta-feira, no Parlamento Europeu. A pandemia da Covid-19 e os impactos económicos e sociais foram o tema central do primeiro discurso proferido pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que defendeu uma verdadeira União da Saúde Europeia. Mas questões como o combate às alterações climáticas ou o Brexit também estão na discussão em Bruxelas.
No seu primeiro discurso sobre o Estado da União, Ursula von der Leyen começou homenagear os serviços de saúde, que fizeram “milagres” perante um “vírus mil vezes mais pequeno que um grão de areia, que mostrou a fragilidade planetária”. A presidente da Comissão Europeia fez ainda um balanço do impacto da covid-19 nos últimos seis meses, a nível económico, social e sanitário, e apresentou soluções e novas metas para o futuro da União Europeia, em Bruxelas – pela primeira vez palco do debate sobre o Estado da União, devido à Covid-19.
A presidente da Comissão Europeia iniciou a sua intervenção a defender que este é o momento de a Europa “passar da fragilidade para uma nova vitalidade”, após os impactos da pandemia nos últimos meses.
“[O surto] mostrou-nos a fragilidade do planeta, alterou a forma como nos comportamos e lidamos, afastando-nos uns dos outros e colocando máscaras nos rostos. (…) As pessoas querem sair deste mundo do coronavírus, querem sair da fragilidade, da incerteza, e estão prontas para a mudança”, afirmou, sublinhando que cabe à UE liderar a resposta à pandemia.
“É momento de a Europa liderar este caminho, passando da fragilidade para uma nova vitalidade e é sobre isso que gostaria de vos falar hoje”.

“Digo isto porque nos últimos meses descobrimos os valores que temos em comum. Transformámos o medo e a divisão em confiança na nossa União. Mostrámos o que é possível quando confiamos uns nos outros e nas instituições europeias”, acrescentou a responsável

5 respostas

  1. Pingback: ผ้าวน
  2. Pingback: chat room

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *