Nesta quinta-feira (16) o vulcão que está adormecido há anos começa a dar sinais que a qualquer momento pode entrar em erupção, e vai atingir os lugares mais próximos, como a costa brasileira. Segundo especialistas, a máxima do desastre acontecer é remota.

Este vulcão está localizado na Ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, onde se encontra na Espanha, ainda não se sabe com certeza quando esse vulcão pode entrar em erupção, de acordo com análises houve aumento sísmicos nos arredores do vulcão, chamado Cumbre Vieja. 

A cada instante os tremores aumentam cada vez mais, se intensificando ainda mais devido às crescentes atividades sísmicas, isso coloca a Ilha de La Palma em um estágio amarelo, um nível abaixo apenas do estágio mais grave. Contudo, pesquisadores relataram que no Brasil as atividades vulcânicas podem causar apenas ondas de oito metros ou até abaixo disso, como dito antes, seria um “desastre remoto”.

Saulo Vital pesquisador e coordenador do Núcleo de Estudos e Ações em Urgências e Desastres (NEUD), traz a tona uma realidade, a costa brasileira pode sim sofrer com uma possível inundação locais como Ceará, Rio Grande do Norte e o nordeste do Maranhão, porém não existe evidências suficientes para provar um impacto desse tamanho na costa brasileira. Além disso, Saulo fala sobre o impacto do vulcão, para acontecer um tsunami no litoral precisaria ser abalos de alta intensidade e os sismos da região do Cumbre Vieja estão em níveis moderados.

7 respostas

  1. Pingback: dark168
  2. Pingback: endolift

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *