Residentes do bairro Muatala mostram-se agastados com o problema da falta de água potável que assola os moradores daquela área suburbana da cidade de Nampula.
De acordo com os nossos entrevistados, há mais de três meses que o precioso líquido não jorra nas torneiras das residências daquele bairro, levando a população a recorrer às águas do rio Muatala para lavar a roupa, tomar banho, cozinhar, dar de beber aos animais, situação que deixa os moradores propensos a contrair várias doenças.
Isalda João, moradora de Muatala, em entrevista a STV3D, afirmou que, com a crise de água, as crianças acabam por contrair doenças como a malária, a diarreia, e a população tem dificuldades de combater e prevenir o novo Coronavírus.
Por seu turno, Marina Dique informou que os residentes de Muatala continuam a pagar pelos serviços de água, porém não se beneficiam desses serviços. Esta entrevistada avançou ainda que cada balde de 20 litros chega a custar 10 meticais e pediu a quem de direito para repôr o normal abastecimento de água.
Refira-se que a cidade de Nampula tem enfrentado grandes problemas de abastecimento de água e é uma das cidades que tem registado, nos últimos anos, problemas de doenças ligadas à higiene pessoal, como o caso da cólera.
6 respostas